Eloi de Souza Garcia

Eloi de Souza Garcia

Eloi de Souza Garcia

Caros Leitores, Esse blog foi criado para dar divulgação aos textos do Dr. Eloi Garcia, do Laboratório de Bioquímica e Fisiologia de Insetos, do Instituto Oswaldo Cruz. O Dr. Garcia é responsável por uma contribuição ímpar no campo da Fisiologia, Endocrinologia e Imunologia de Insetos e, além disso, por mais de 20 anos ele vem publicando artigos de divulgação científica nos principais jornais do Brasil. O objetivo desse site é recuperar inicialmente alguns desses textos de divulgação. Boa leitura!


Laboratório de Bioquímica e Fisiologia de Insetos - IOC/FIOCRUZ

segunda-feira, 29 de abril de 2013

Pensando em Ciência


Para que uma idéia científica se transforme em um resultado no laboratório pode demorar certo tempo.  O mesmo ocorre para que uma realidade seja transformadora possa induzir inovação e desenvolvimento econômico e social.

Este fato está relacionado com o aparecimento demorado de um pesquisador, cerca de 10 ou mais anos, em um sistema contínuo de formação de recursos humanos.

Para uma idéia ser transformada em resultados e aplicações científicos em laboratórios ativos pode demorar vários anos. Não é trivial ampliar os limites da ciência.

A infraestrutura necessária também é sofisticada e envolvem as condições do laboratório, financiamento da pesquisa, biblioteca, estudantes em todos os níveis e uma vontade enorme de realização.

Outra etapa do processo se relaciona a publicação do resultado em revista científica exigente e sua aceitação pela comunidade científica internacional.

A idéia inovadora requer uma boa formação e esforço pessoal do pesquisador.  Em uma estimativa simples isto pode chegar a 5 ou mais anos de trabalho exaustivo no laboratório.

A manutenção financeira de um laboratório de pesquisa é complicada e necessita ser contínua e constante. Por isto a gestão das agências financiadoras de ciência e tecnologia deve ter estruturas independentes das variações políticas de governos e ministérios, e desenvolver políticas com uma visão de futuro e continuidade.

Os laboratórios devem ser “fiscalizados”, mas não é justo que bons cientistas, formados com sacrifico e enorme investimento do governo, fiquem sem recursos financeiros para desenvolver suas idéias e formar novos pesquisadores necessários ao país.

As agências financiadoras como a Capes e o CNPq bem como as Agências Estaduais têm investido neste caminho. O número de doutores formados em nosso país tem aumentado significativamente. Mas um país em desenvolvimento como o nosso necessita de mais massa crítica na área científica.

O sistema governamental de ciência, tecnologia e inovação devem ter como objetivo a gestão de um sistema científico estratégico mantido inalterável por vários anos, onde seus cientistas possam desenvolver com tranquilidade suas idéias e formação de recursos humanos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário